segunda-feira, 4 de março de 2013

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DE CABO FRIO CONVOCA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM TAMOIOS

segunda-feira, 4 de março de 2013

Encontro vai tratar da gestão do Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado
 

FOTO: GUTO ARARIPE

A prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), vai realizar no sábado (9/3), em Tamoios, às 9h, audiência pública para retomada da gestão do Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado e início do processo de implantação da unidade de conservação.

De acordo com a secretária da pasta, Vanessa Lima, a reunião tem por objetivo tratar das questões de proteção do local e, para isso, conta com a participação dos moradores do entorno do Parque e do Distrito:

- Esta audiência faz parte de um conjunto de ações ambientais que vamos realizar em Tamoios. É fundamental a participação das entidades e, principalmente, da adesão dos moradores do entorno – explicou a secretária.

Criada em 1997, o Parque é uma unidade de proteção integral que tem por objetivo a defesa dos últimos remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica em Tamoios. Além de promover pesquisas científicas, o local também é destinado à educação ambiental e ao turismo ecológico.

- Mais que a preservação do Parque, é importante que todos entendam o meio ambiente como vital para nossa sobrevivência – acrescentou Vanessa.


Ainda segundo a SEMA, outras ações já começaram a ser implantadas em Tamoios, como o início da proteção do Parque com o aumento de fiscalização da unidade, inclusive nos fins de semana e feriados, o que antes não existia. Além disso, também é feita a limpeza da área – com a participação da população local – retirada de cercas e paralisação do desmatamento. 

Além da secretária da pasta, a audiência será dirigida por César Pinho, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (Codestam) e por Bruno Marques, diretor de Meio Ambiente em Tamoios. Também foram convidadas para o encontro diversas autoridades municipais, como o prefeito Alair Corrêa, secretários de Promoção Social, Turismo, Esporte, Regularização Fundiária, Procuradoria Geral da cidade, Ministério Público, representantes da sociedade civil e da Associação de Moradores do entorno do Parque, entre outros.

SERVIÇO
Audiência Pública - Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado
Data: sábado, dia 9 de março
Hora: 9h
Local: sede da Associação dos Ex-funcionários do Banco do Estado do Rio de Janeiro (ABANERJ)
Endereço: Centro Hípico de Cabo Frio – Tamoios
Bosque do Gargoá, Lotes 1 a 20, Quadra 1
 
Texto: Nicia Carvalho | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente


0 comentários:

 
BLOG TAMOIOS URGENTE ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates