quinta-feira, 14 de junho de 2012

OPERAÇÃO EM CABO FRIO FLAGRA EXTRAÇÃO IRREGULAR DE AREIA EM TAMOIOS

quinta-feira, 14 de junho de 2012

OPERAÇÃO SUSTENTABILIDADE

Um flagrante de desrespeito à natureza. Várias irregularidades foram encontradas nesta quinta-feira (14) em um areal em Tamoios, segundo Distrito de Cabo Frio. Em muitos pontos, a extração de areia era feita em locais não autorizados pelos órgãos ambientais. 

FOTOS DA OPERAÇÃO 
 
 
 

 
 
IMAGENS GOOGLE

SEGUE ABAIXO MATÉRIA EXIBIDA NO IN360

O alvo da operação "Sustentabilidade" foi um dos maiores areais do Estado do Rio, com mais de um milhão de metros quadrados. A fazenda Tosana fica no distrito de Tamoios, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Do alto, é possível ver a intensa extração de areia, feita em pelo menos 13 lugares.

Em um dos pontos da fazenda foi encontrada uma pista de pouso e decolagem de aviões monomotores e também usada por helicópteros. Segundo a polícia, uma pista clandestina. São 1.100 m de comprimento. O local foi interditado.

Policiais e equipes do Departamento Nacional de Produção Mineral, Secretaria de Meio Ambiente, Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais e Inea se dividiram para procurar os possíveis crimes ambientais. Documentos da fazenda também foram analisados, alguns deles, apreendidos depois da constatação de irregularidades. O gerente da fazenda foi preso, mas nega todas as irregularidades. Os caminhões que circulavam dentro da propriedade tiveram que parar e um deles foi apreendido.

O gerente da fazenda que foi detido prestou depoimento na Delegacia da Polícia Federal no Rio de Janeiro e foi liberado. Ele vai responder por crime ambiental, porque a empresa funcionava em desacordo com a licença obtida. A multa pode chegar a R$ 1 milhão. Ainda em Unamar, o Inea localizou outros pontos de extração irregular de areia. Foram aplicados mais três autos de constatação. Os valores da multa ainda vão ser definidos.

1 comentários:

Mauro

Eu, assim como todos moradores dessa comunidade, principalmente os que moram próximos a Estrada do Contorno e Av. Beira Rio acreditamos que toda essa Operação não passou de uma grande encenação, combinada entre parte da mídia, as autoridades presentes e os responsáveis pela Fazenda citada, com o intuito de iludir a opinião pública e as autoridades internacionais presentes ao evento da RIO+20 (literalmente, para Ingles vê). Prova disso é que na manhã seguinte à operação as carretas hiper-pesadas, transportanto milhares de toneladas de areia estraida dessa fazenda continuavam a trafegar pela Estrada do Contorno e Av. Beira Rio, inclusive destruindo, como sempre essas vias, assim como a RJ 106 e Ponte sobre o Rio São João (que por decisão judicial deveria estar livre do trafego dessas carretas que transportam muito mais das 45T, permitidas sobre essa ponte. Enfim, tudo continua como antes. Quando é que as autoridades "competentes" terão coragem de fazer com que gente graúda e poderosa cumpram as leis e as decisões judiciais que lhes são impostas, assim como fazem com as pessoas físicas, desprovidas de dinheiro e poder, principalmente os que realmente pagam impostos, sem sonegar nenhum centavo? (acredito que isso seria uma utopía).
Me ingana que eu gosto !!!!

 
BLOG TAMOIOS URGENTE ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates