segunda-feira, 26 de setembro de 2011

NEM TUDO QUE RELUZ É OURO

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Neste sábado aconteceu a tão esperada e polêmica Sessão da Câmara Itinerante em Tamoios. Estive presente e acompanhei de perto a mesma. Vamos aqui comentar um pouco dos bastidores do evento.

Não posso começar de outra forma, senão parabenizando ao Presidente da Câmara, Silas Bento, pela forma e postura que conduziu a Sessão, dando oportunidade para a população se expressar e reivindicar, não só os representantes das entidades e associações, mas também a população em geral. O povo teve direito a voz. Por isso, muito dos vereadores e governistas saíram de ouvidos inchados!

Estiveram presentes além dos vereadores, (com exceção do Acyr Rocha e Rui Machado), representantes da Prolagos, OAB, além de alguns representantes do governo municipal. O prefeito Marquinho Mendes foi convidado, mas não compareceu, nem seu chefe de gabinete Alfredo Gonçalves (ex-presidente da Câmara), cabendo ao sub-prefeito de Tamoios, Amador de Mattos, absorver todo o desgaste desse governo, escutando cobras e lagartos, até vaiado ele foi! Enquanto o povo se manifestava pudemos ver o tamanho da rejeição ao atual governo no 2º Distrito.

Continuo achando a idéia muito boa, mas que, colocá-la em prática faltando um ano para as eleições acredito ser extremamente oportunista. E foi oportuno e estratégico, vou falar o porquê:

1 - A Câmara é composta pela sua maioria por vereadores da base governista. Desde início de 2009 são dez de situação e apenas dois de oposição, em uma cidade que tem uma arrecadação milionária, não fizeram nada nesses três anos passados porque não quiseram, falar que agora vieram escutar o povo é balela!

2 – Pra se ouvir os anseios da população não é preciso armar todo aquele espetáculo, trazer uma mega estrutura, promover um evento daquele porte, que custou aos cofres uma fortuna, mas, sim se fazer presente e trabalhar de verdade pela comunidade;

3 – A maior parte dos vereadores que estavam presentes, não sabe nada sobre Tamoios e nunca se interessaram em saber, e se pra conhecer o nosso Distrito for preciso armar todas essas tendas, nós estamos perdidos;

4 – A maior parte do público presente foi em busca dos serviços das ações sociais, oferecidas no evento! A carência mais uma vez usada para obtenção de benefícios. Uma outra parcela estava descrente da boa vontade dos atuais representantes em promover o evento tão próximo as eleições. Quando a esmola é demais, o cego desconfia! Eles sabiam que se não anexassem os serviços sociais a Câmara Itinerante teria sido um fiasco;

5 – Muitos assessores dos vereadores estavam numa busca desesperada por cabos eleitorais, numa troca constante de bilhetinhos e telefones, para fazer contatos! Um verdadeiro garimpo por votos!

6 – Fernando do Comilão, estava distribuindo mudas de plantas em uma esquina próxima, com um banner bem grande com sua foto estampada! Salve o verde Comilão! O verdinho que ele estava de olho era o nosso Título de eleitor!

A pergunta que não quer calar: Será que os idealizadores estavam realmente preocupados com a democracia, em aproximar o legislativo do povo, em servir a comunidade? Será que os interesses eleitorais não estavam maquiados atrás de todo esse espetáculo? Lembrando que a cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Eu moro aqui há 25 anos e posso afirmar que gato escaldado tem medo de água fria!

Em resposta para os que falam muito em democracia, mas, não são capazes de respeitar as opiniões divergentes, fica a dica: Divergência de opinião jamais deve ser motivo para hostilidade. “Mahatma Gandhi”

EM BREVE ESTAREI POSTANDO O VÍDEO PARA QUE VOCÊS TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES!

0 comentários:

 
BLOG TAMOIOS URGENTE ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates