sexta-feira, 2 de setembro de 2011

AS REDES SOCIAIS E A OPNIÃO PÚBLICA

sexta-feira, 2 de setembro de 2011
BRUNO MARQUES

A internet está ao alcance de todos. As redes sociais estão cutucando cada vez mais a opinião pública. Notícias de blogues compartilhadas no Facebook, Orkut e Twitter quebraram o monopólio da informação. Antes tudo estava restrito aos meios de comunicações convencionais. Agora não, qualquer pessoa é um repórter em potencial, com liberdade de expressão suficiente para mostrar a realidade segundo a sua óptica. Muitas são as mídias convencionais, alimentadas por cabos eleitorais remunerados pela máquina administrativa . Por isso as redes sociais ocupam cada vez mais os espaços deixados por essas mídias convencionais. Diante disso, a reação chapa-branca ultrapassa o senso do ridículo para tentar manter o monopólio da informação, sempre de forma tendenciosa, propagando a desinformação, fazendo assim suscitar a vontade por parte dos internautas de informar, noticiar e denunciar, o que essas mídias domesticadas omitem e mentem para a população.
Num ambiente em que a linha editorial dos meios de comunicação não demonstra rigor no trato do noticiário, fazendo do seu espaço um momento midiático para a promoção política, essas mídias convencionais perdem credibilidade e os blogues ganham espaço como meio de informação mais confiável.
Em Cabo Frio e aqui em Tamoios nós temos algumas dessas mídias convencionais passando uma imagem séria, mas recebem para defender interesses ocultos e particulares. Não sou formado em jornalismo, mas procuro defender o que acho certo dentro das minhas limitações. Uso a internet onde tenho liberdade para isso, acreditando ser o meio mais democrático das mídias. Como ativista de um blogue sem muitos acessos e sem remuneração, prefiro assim estar, do que algum dia ter que me prestar ao papel ridículo de jornalista pago pelo poder público para enganar uma população que está cansada de falsos salvadores, uma população que clama para escutar a voz de pessoas dignas, com compromisso com a verdade, voltado verdadeiramente para o bem coletivo.
Na batalha por credibilidade nas informações, as redes sociais de Cabo Frio, incontestavelmente, estão vencendo de goleada.


0 comentários:

 
BLOG TAMOIOS URGENTE ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates